domingo, 19 de junho de 2011

Elaboração de Projetos


Olá turma,

Confiram nessa post a apresentação pps do encontro presencial.

sábado, 18 de junho de 2011

O que são mapas conceituais?


O que são mapas conceituais?

Mapa conceitual é uma técnica de mapeamento para estabelecer relações entre conceitos e sistematizar conhecimentos significativos.

Trata-se de um diagrama que apresenta conceitos inter-relacionados formando uma estrutura conceitual. As relações entre os conceitos são representadas por linhas que devem conter palavras-chave, cuja função é explicitar a natureza das mesmas. Cada conjunto formado por dois ou mais conceitos e uma ou mais palavras-chave formam uma proposição que evidencia o significado da relação conceitual representada (MOREIRA, 1997).

Os mapas conceituais podem ser elaborados com o uso de materiais concretos como papel e lápis, assim como com recursos computacionais, ou seja, com o uso de aplicativos e/ou software. Existem vários softwares para elaboração de mapas conceituais, entre eles o software CMapTools. Os Mapas Conceituais também podem ser feitos no editor de desenhos, slides ou no próprio editor de textos.

Dicas:

Acesse o link para download do programa (o site está em inglês, mas é só preencher o cadastro e baixar)

Acesse o tutorial on-line para o uso do Cmap para consultar quaisquer dúvidas
 
Também existem vários vídeos com tutoriais do CMap no YouTube, é interessante dar uma pesquisada e estudar. Sugiro o link


Qual é a importância da socialização para o aprendizado?



Qual é a importância da socialização para o aprendizado?

A socialização requer que os atores envolvidos no projeto revisitem a própria experiência e explicitem para seus pares a sua compreensão sobre a experiência vivenciada no projeto. Revisitar envolve imprimir um novo olhar sobre uma ação já vivida, implica fazer uma releitura. Esse processo é rico porque propicia a reflexão sobre as ações desenvolvidas no projeto.

O processo reflexivo é fundamental para a compreensão da própria ação e para a sua (re)construção.
Dewey (1979) enfatizou a importância da análise e da reflexão sobre a experiência concreta da vida como um processo de reconstituição e de reconstrução da experiência, caminhando sempre em direção à melhoria da qualidade.

Essas teorias inspiraram
Schön (1992) a propor uma reflexão do profissional sobre a sua prática, considerando as diferentes dimensões da reflexão, como por exemplo, a reflexão-na-ação e a reflexão-sobre-ação.

 Relembrando...

Para que a avaliação seja satisfatória e seguindo as sugestões do Referencial Curricular, ela deve se realizar em suas quatros esferas:

avaliação diagnóstica – em geral, é inicial e tem por objetivo averiguar os conhecimentos que os alunos já possuem adquirido nas etapas anteriores do processo de ensino/aprendizagem;

avaliação formativa – no recorrer do processo de ensino, para que o professor visando conhecer informações para um possível
replanejamento, se necessário;

avaliação
somativa – ao final do processo e tem como objetivo identificar o conhecimento assimilado pelos alunos, se satisfatório;

auto-avaliação – estimulando a auto-análise e auto-crítica tanto de alunos como de professores.



Dicas de Leituras:

 Revista Nova Escola




sexta-feira, 17 de junho de 2011

Eixo 3 - Tecnologias



Caros cursistas, 

Neste terceiro eixo – o último – do curso Elaboração de Projetos, vamos analisar e sistematizar a experiência realizada com o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo – PITEC.
Para isto, o primeiro passo é socializar o processo e o resultado do PITEC com os colegas da turma.
A socialização requer que os cursistas envolvidos revisitem a própria experiência e explicitem para seus colegas a sua compreensão sobre a experiência vivenciada no projeto.
Revisitar envolve fixar um novo olhar sobre uma ação já vivida, implica fazer uma releitura. Esse processo é rico porque propicia a reflexão sobre as ações desenvolvidas no projeto.
O processo de explicitação demanda uma reorganização do pensamento para expor de forma clara e coerente aquilo que pretende compartilhar. Esse processo também propicia a reflexão sobre as ações desenvolvidas no projeto.
O ato de revisitar e explicitar o processo e o resultado do PITEC potencializa a reflexão sobre as ações vivenciadas e a sua compreensão.
Bons estudos!